A prótese dentária tem como função recuperar a funcionalidade da boca, melhorando a mastigação, a fala e a aparência do sorriso. Os resultados são positivos e satisfatórios para o paciente, que necessita de tempo para se habituar aos dispositivos. O processo exige paciência e determinação, mas o esforço vale a pena.
A primeira sensação que muitos pacientes têm é a de estar com a boca cheia, o que passa com o tempo. Às vezes a prótese dentária causa dor e quando isso acontece o paciente deve se consultar com o dentista, para realizar desgastes e ajustes da mordida. Todas as manutenções da prótese devem ser feitas por um profissional, tentativas de ajustá-la em casa podem quebrá-la.
A alimentação após a instalação da prótese dentária também causa estranhamento para alguns pacientes. Depois da realização do procedimento, o paciente deve se alimentar com porções pequenas de alimentos macios e, com o passar de algumas semanas, comer algo mais sólido. A mastigação deve ser vagarosa e realizada em ambos os lados da boca.
A higienização também é importante para conservar a prótese dentária. Sendo fixas ou removíveis, as próteses dentárias devem ser escovadas depois de todas as refeições sempre. As próteses removíveis exigem uma escova especial e a utilização de água morna e sabão neutro para a higienização. As fixas podem ser escovadas com escovas normais ou interdentais, acompanhadas pelo uso de fio dental.
Por último, o paciente pode estranhar sua aparência após a instalação da peça. Mas 4 a 6 semanas após a instalação, os músculos faciais e labiais se adaptam ao novo formato dado pela prótese dentária.