Área da Odontologia que estuda e corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares, a Ortodontia é uma das especialidades da Ortosorriso. Os tratamentos dessa área corrigem a função, devolvem a saúde e conferem harmonia estética aos dentes do paciente.
Na Ortodontia e Ortopedia Facial, o mau posicionamento dos dentes nas estruturas ósseas traz problemas de ordem estrutural para todo o conjunto da face, levando a disfunções como cefaleias, desconfortos musculares, desconforto gástrico, problemas de fala e de mastigação. Também pode levar a problemas bucais na estrutura de suporte de dente (gengiva) e ao acúmulo de placa bacteriana, dificultando a higienização e levando como consequência a cárie.
Os principais problemas corrigidos na área de Ortodontia e Ortopedia Facial são:
- Sobremordida (mordida profunda) ou overbite
- Mordida Cruzada anterior ou classe III
- Mordida cruzada dentária
- Mordida cruzada esquelética
- Mordida Aberta
- Desvio de Linha Mediana
- Diastemas (dentes separados)
- Apinhamento (dentes tortos ou amontoados)
- Disfunção de ATM
- Cefaleia ou dor de cabeça
- Overjet ou sobressaliência ou classe II
- Reabilitação oral
Para saber se realmente tem um desses problemas, o paciente deve se consultar com um dentista especializado em Ortodontia e Ortopedia Facial. O profissional fará uma avaliação e pedirá uma série de exames para saber qual o tratamento mais adequado.
Antes de saber qual o tratamento mais adequado, o paciente deve agendar uma primeira consulta para conhecer a clínica odontológica e o dentista especialista em Ortodontia que vai atendê-lo. É nesse primeiro momento que ele conta o que está buscando em um tratamento ortodôntico e o que se quer corrigir.
O paciente preenche um questionário sobre seu histórico médico para depois ser examinado pelo ortodontista. Após realizar uma série de exames para definir um diagnóstico, é definido um tratamento, que é individualizado de acordo com as necessidades de cada paciente.
Existem várias maneiras de se chegar a um único objetivo na Ortodontia. Entre os tratamentos mais comuns estão o uso de aparelhos fixos estéticos, metálicos, linguais, autoligados e móveis, que corrigem o posicionamento dos dentes e alteram o desenvolvimento mandibular e maxilar, no caso de crianças com aparelhos ortopédicos. Já no adulto, a desordem de crescimento dos ossos da face é corrigida por meio de cirurgia ortognática. Pessoas de qualquer faixa etária podem se beneficiar com a Ortodontia e Ortopedia Facial, mas é o dentista quem indica o tratamento mais adequado.
O tempo de tratamento varia de acordo com a necessidade e o objetivo do paciente, assim como da integração multidisciplinar das outras áreas da Odontologia. Uma das variáveis é a severidade do problema bucal, o tipo de tratamento e a cooperação do paciente. A Ortodontia e Ortopedia Facial exige acompanhamento semanal, mensal ou bimestral, dependendo do tipo de aparelho utilizado, que deve receber sua manutenção e ativação do dispositivo.
Além de tratamentos na área da Ortodontia e da Ortopedia Facial, a equipe de profissionais da Ortosorriso presta consultoria em diagnósticos e na escolha de procedimentos adequados para cada caso. Nossos dentistas dão uma opinião sobre o problema apresentado pelo paciente, para que assim ele possa escolher o melhor tratamento para sua condição.