O hálito ruim vai além do constrangimento social. Ele pode indicar um problema de saúde e precisa da atenção especial do dentista, pois o mau cheiro é em 90% dos casos originados na boca, geralmente por bactérias que acumulam devido à má higienização. Dados da Associação Brasileira de Halitose (ABHA) apontam que em média 30% da população brasileira sofre com o problema.
Dentre as principais causas do mau hálito, também conhecido como Halitose, estão a falta de higienização bucal adequada, a baixa produção de saliva e doenças gengivais. A Ortosorriso dá 4 dicas para manter o mau hálito sempre afastado:
1) Higienização bucal correta: escovar bem os dentes, usar o fio dental e fazer bochechos com solução fluoretada uma vez ao dia são itens indispensáveis para prevenir qualquer problema bucal. Além de protegerem os dentes de cárie, a boa higienização evita o acúmulo de restos de alimentos, evitando a formação de placa bacteriana e prevenindo doenças da gengiva, que podem causar o mau hálito;
2) Alimente-se de três em três horas, pois o jejum prolongado facilita o aparecimento do mau hálito;
3) Beba muita água para manter a boa sempre umedecida. A baixa produção de saliva é uma das causas da halitose. Beba pelo menos 2 litros de água por dia.
4) Evite o consumo de bebidas alcoólicas, leite, cebola, alho e alimentos gordurosos em excesso, pois estes podem piorar o mau hálito.
Se os sintomas persistirem, o melhor é consultar um especialista para descobrir as causas específicas do mau hálito e o tratamento mais adequado para cada caso.