Unidades Ortosorriso

Rebouças: 41 | 3334.2929
Pinheirinho: 41 | 3014.4545

Tira Dúvidas

Que tipo de danos o fumo pode causar a minha saúde bucal?

Muitos e vários. O fumo é prejudicial integralmente à saúde do corpo, mas há um leque diversificado de danos que afetam somente a saúde bucal.

Entre as doenças mais comuns causadas pelo cigarro estão a halitose, doença periodontal – processo inflamatório da gengiva ou tecidos suporte que pode provocar queda dos dentes –, e câncer bucal. Também há a possibilidade do vício causar manchas (melanose) nos dentes, língua e mucosas. A causa destas máculas normalmente está relacionada com a diminuição de defesas do organismo, tanto sistémicas quanto locais, prejudicando a cicatrização de feridas. Com o término de consumo do cigarro as manchas na mucosa desaparecerão, sendo que o processo pode demorar até três anos.

O fumante também tem alterações no olfato e paladar, pois o fumo causa atrofia das papilas gustativas. Há uma diminuição na percepção de odores e sabores, principalmente de alimentos salgados. A salivação também é afetada, o que está relacionado à falta de proteção contra bactérias – ocasionando cáries – e halitose.

desenvolvido por: conceito ideal