Unidades Ortosorriso

Rebouças: 41 | 3334.2929
Pinheirinho: 41 | 3014.4545

Tira Dúvidas

O que são os aparelhos estéticos?

 

Aparelho Estético Radiance

 

 

 

São aparelhos ortodônticos com a mesma função dos aparelhos fixos metálicos, porém com cor semelhante à dos dentes.

 

Os aparelhos estéticos tratam todos os problemas ortodônticos?

 

Sim, pois são fabricados com os mesmos parâmetros dos metálicos e podem ser usados para tratar todos os tipos de má oclusão. O que pode variar é a preferência do profissional por uma determinada marca de bracket e a qualidade do material empregado na sua confecção.

 

Os aparelhos estéticos são mais caros que os metálicos?

 

Sim. Porque o tipo de material usado na confecção do bracket é mais caro.

 

Tipos de aparelhos estéticos de porcelana

 

Existem dois tipos de aparelho de porcelana: um com aspecto mais leitoso e outro é transparente. A diferença está na forma como os brackets são produzidos.
A porcelana policristalina é produzida a partir da precipitação de partículas de óxido de alumínio e passa por um processo de acabamento em que é aquecida e cortada.
A porcelana monocristalina (safira) É a mais indicada pelo profissional pela qualidade e transparência e cobiçada pelos pacientes. É produzida pela fundição das partículas de óxido de alumínio a temperaturas altíssimas seguida de um resfriamento. 

Por isso, a peça, que tem uma estrutura molecular muito parecida com a da safira natural (por isto o nome) é recortada no tamanho e formato dos brackets originando peças mais resistentes e translúcidas o que faz a Safira apresentar um resultado estético superior ao dos outros materiais o que deixa o aparelho mais discreto ainda. A safira é superior também em termos de atrito e resistência.

Os brackets de porcelana, assim como os de safira nunca sofrem alteração de cor mesmo para quem bebe muito café ou é fumante.
Outra dúvida freqüente dos pacientes de ortodontia é referente às borrachinhas (elastics) do aparelho estético que tem uma tendência a amarelar com o tempo mesmo com o cuidado do paciente na ingestão de alimentos com muito corante ou de café. Existem empresas (American Orthodontics, GAC e Orthometric) que fabricam borrachinhas (elastics) de silicone que não mancham os dentes. 
O que ajuda a não amarelar as borrachinhas (elastics) é fazer bochechos e escovar os dentes logo depois das refeições e quando ingerir alimentos com muito corante, molhos vermelhos, açaí ou bebidas como café, etc. Isto pode reduzir sensivelmente o escurecimento das borrachinhas (elastics), bem como tomar refrigerantes ou sucos com canudinho porque evita o contato do líquido com os dentes.

desenvolvido por: conceito ideal