Unidades Ortosorriso

Rebouças: 41 | 3334.2929
Pinheirinho: 41 | 3014.4545

Tira Dúvidas

O que é Tratamento de Canal?

O tratamento de canal é a intervenção na polpa dentária, a porção interna do dente. Quando esta região está inflamada e a situação é irreversível, os tecidos pulpares são removidos e o espaço resultante é preenchido. As principais causas de doenças na polpa dentária são cáries profundas e dentes que sofreram traumas fortes.

O princípio da infecção na polpa dentária é assintomático, ou seja, o paciente não sente dores e não apresenta sangramentos. Por isso a importância de se consultar regularmente com o dentista, que pedirá uma radiografia para verificar o interior do dente, definir um diagnóstico e verificar se o tratamento de canal é o procedimento mais adequado.

O procedimento é realizado em uma única etapa, quando possível. É feita uma abertura na parte superior do dente para que a polpa infeccionada seja removida, para depois a cavidade resultante ser alargada e limada. Esse processo é feito para que o espaço possa ser preenchido por um material em formato de cone e, em seguida, ser selado com cimento odontológico. No fim do tratamento de canal, é reconstituída a forma e a anatomia do dente, para conferir uma aparência natural. Geralmente, o procedimento exige mais de uma consulta para ser finalizado.

Depois de realizado o tratamento de canal, o paciente pode sentir algum desconforto. Por isso, é recomendado evitar a mastigação sobre o dente tratado, além da prescrição de analgésicos. Os dentes restaurados podem durar toda a vida do paciente, se tratados adequadamente. Deve-se manter uma boa higiene bucal e realizar consultas frequentes com o dentista.

desenvolvido por: conceito ideal