Unidades Ortosorriso

Rebouças: 41 | 3334.2929
Pinheirinho: 41 | 3014.4545

Tira Dúvidas

O que é o tártaro?

O tártaro é uma doença que afeta a saúde dentaria e é resultado da mineralização da placa bacteriana na superfície dos dentes. É também conhecido como cálculo dental.

O cálculo dental pode manifestar-se acima da borda da gengiva (supragengival) ou abaixo da borda (subgengival). No primeiro caso, pode ser diagnosticado com simples exame visual, apresentando uma coloração esbranquiçada ou amarelada. Já no tártaro subgengival, a observação, via de regra, não pode ser feita visualmente. Quando é possível, é através de algum tipo de transparência nos tecidos da gengiva e sua coloração é mais escura.

Esta enfermidade pode estar relacionada com a presença de doenças periodontais – aquelas que acometem o tecido de suporte, como gengivas, ossos, etc. Caso não haja remoção da placa bacteriana dentro de um prazo de até 21 dias, haverá uma instauração estável de bactérias.

Embora o cálculo dental não resulte em efeito traumático sobre os tecidos periodontais, ele pode propiciar um ambiente adequado para a instalação de placas bacterianas, por exemplo, nas gengivas. Ou seja, há uma correlação entre doenças dentárias e periodontais.

A forma mais eficiente de prevenir o tártaro é a realização de uma higiene bucal adequada. Escovação dos dentes após as refeições, utilização do fio dental e visitas frequentes ao dentista fazem parte de uma rotina saudável de cuidado odontológico.

desenvolvido por: conceito ideal