Unidades Ortosorriso

Rebouças: 41 | 3334.2929
Pinheirinho: 41 | 3014.4545

Periodontia

Periodontia, Periodontite, Periodontista Curitiba | OrtosorrisoAs doenças do sistema de implantação e suporte de dentes são estudadas e tratadas por dentistas da área da Periodontia. A gengiva é o principal alvo de tratamento, já que é o tecido que reveste o osso e sustenta os dentes. Outras estruturas da boca tratadas são os ossos e os ligamentos.

Os problemas mais comuns na gengiva são inflamações e infecções, devido à má higiene, ao stress, à baixa imunidade e a maus hábitos alimentares. Os tratamentos da área da Periodontia curam essas doenças gengivais e evitam outros males, como:

  • Placa bacteriana
  • Cálculos dentários
  • Processos inflamatórios ou infecciosos
  • Sangramento gengival
  • Perda dos dentes
  • Mau hálito


A inflamação nas gengivas pode prejudicar as estruturas de sustentação e proteção dos dentes, o que evolui para uma periodontite. Essa doença é assintomática, ou seja, o paciente não sente dor alguma ou desconforto, nem apresenta sangramento ou retração gengival. Por isso as idas ao dentista são tão importantes, já que a periodontite pode levar à perda óssea e dos dentes.

Tratamentos na área de Periodontia


O tipo de tratamento da Periodontia varia de acordo com a doença. Casos mais simples muitas vezes necessitam apenas de uma remoção da placa bacteriana. Em casos mais graves, cirurgias podem ser necessárias. Atualmente os dentistas utilizam aparelhos de vibração sônica ou ultrassônica em vez de instrumentos projetados para a raspagem manual. Isso diminui o tempo do procedimento, o que gera maior conforto e comodidade ao paciente, dispensando, na maioria das vezes, o uso de anestesia.

Raspagem e Alisamento Radicular
A placa bacteriana e o cálculo dentário são removidos da margem gengival. A superfície das raízes dos dentes também são limpas e aplainadas. O procedimento deve ser feito por um especialista em Periodontia.

Cirurgia para Redução de Bolsas Periodontais
As bolsas periodontais são separações entre a gengiva e os dentes formadas em caso de infecção e inflamação da gengiva. A cirurgia reduz ou elimina as bolsas, e só deve ser feito quando todas as alternativas não cirúrgicas na área da Periodontia foram esgotadas.

Regeneração Periodontal
Doenças periodontais graves podem destruir tecidos da boca. Esse tratamento da Periodontia visa a regenerar as regiões da boca atingidas pela doença, por meio de um material regenerador enxertado em cirurgia.

Cirurgia Plástica Periodontal
O procedimento minimiza ou corrige problemas de retração gengival e de hipersensibilidade dentária, por meio de enxertos do tecido da gengiva. Na Periodontia, há diversas técnicas para corrigir a retração das gengivas, por isso o paciente deve fazer uma avaliação com um especialista para saber qual o método mais adequado para sua situação.

Para saber qual o tratamento mais adequado, o paciente deve se consultar com um dentista especialista em Periodontia, que fará uma avaliação e uma série de exames. Se a doença periodontal for diagnosticada precocemente, serão realizados procedimentos mais simples.

Segunda opinião


Além de tratamentos na área da Periodontia, a equipe de profissionais da Ortosorriso presta consultoria em diagnósticos e na escolha de procedimentos adequados para cada caso. Nossos dentistas dão uma opinião sobre o problema apresentado pelo paciente, para que assim ele possa escolher o melhor tratamento para sua condição.

Entre em contato com a Ortosorriso e agende uma avaliação com um de nossos dentistas especialistas.

desenvolvido por: conceito ideal