Unidades Ortosorriso

Rebouças: 41 | 3334.2929
Pinheirinho: 41 | 3014.4545

Ortodontia e Ortopedia Facial

sorriso1Área da Odontologia que estuda e corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares, a Ortodontia é uma das especialidades da Ortosorriso. Os tratamentos dessa área corrigem a função, devolvem a saúde e conferem harmonia estética aos dentes do paciente.

Na Ortodontia e Ortopedia Facial, o mau posicionamento dos dentes nas estruturas ósseas traz problemas de ordem estrutural para todo o conjunto da face, levando a disfunções como cefaleias, desconfortos musculares, desconforto gástrico, problemas de fala e de mastigação. Também pode levar a problemas bucais na estrutura de suporte de dente (gengiva) e ao acúmulo de placa bacteriana, dificultando a higienização e levando como consequência a cárie.

Os principais problemas corrigidos na área de Ortodontia e Ortopedia Facial são:

  • Sobremordida (mordida profunda) ou overbite
  • Mordida Cruzada anterior ou classe III
  • Mordida cruzada dentária
  • Mordida cruzada esquelética
  • Mordida Aberta
  • Desvio de Linha Mediana
  • Diastemas (dentes separados)
  • Apinhamento (dentes tortos ou amontoados)
  • Disfunção de ATM
  • Cefaleia ou dor de cabeça
  • Overjet ou sobressaliência ou classe II
  • Reabilitação oral


Para saber se realmente tem um desses problemas, o paciente deve se consultar com um dentista especializado em Ortodontia e Ortopedia Facial. O profissional fará uma avaliação e pedirá uma série de exames para saber qual o tratamento mais adequado.

A importância da primeira consulta na Ortodontia e Ortopedia Facial


Antes de saber qual o tratamento mais adequado, o paciente deve agendar uma primeira consulta para conhecer a clínica odontológica e o dentista especialista em Ortodontia que vai atendê-lo. É nesse primeiro momento que ele conta o que está buscando em um tratamento ortodôntico e o que se quer corrigir.

O paciente preenche um questionário sobre seu histórico médico para depois ser examinado pelo ortodontista. Após realizar uma série de exames para definir um diagnóstico, é definido um tratamento, que é individualizado de acordo com as necessidades de cada paciente.

Tratamentos na área da Ortodontia e Ortopedia Facial


Existem várias maneiras de se chegar a um único objetivo na Ortodontia. Entre os tratamentos mais comuns estão o uso de aparelhos fixos estéticos, metálicos, linguais, autoligados e móveis, que corrigem o posicionamento dos dentes e alteram o desenvolvimento mandibular e maxilar, no caso de crianças com aparelhos ortopédicos. Já no adulto, a desordem de crescimento dos ossos da face é corrigida por meio de cirurgia ortognática. Pessoas de qualquer faixa etária podem se beneficiar com a Ortodontia e Ortopedia Facial, mas é o dentista quem indica o tratamento mais adequado.

O tempo de tratamento varia de acordo com a necessidade e o objetivo do paciente, assim como da integração multidisciplinar das outras áreas da Odontologia. Uma das variáveis é a severidade do problema bucal, o tipo de tratamento e a cooperação do paciente. A Ortodontia e Ortopedia Facial exige acompanhamento semanal, mensal ou bimestral, dependendo do tipo de aparelho utilizado, que deve receber sua manutenção e ativação do dispositivo.

Segunda opinião


Além de tratamentos na área da Ortodontia e da Ortopedia Facial, a equipe de profissionais da Ortosorriso presta consultoria em diagnósticos e na escolha de procedimentos adequados para cada caso. Nossos dentistas dão uma opinião sobre o problema apresentado pelo paciente, para que assim ele possa escolher o melhor tratamento para sua condição. Entre em contato e agende uma consulta.

desenvolvido por: conceito ideal