Unidades Ortosorriso

Rebouças: 41 | 3334.2929
Pinheirinho: 41 | 3014.4545

Dicas

Como proteger seus dentes das cáries?

Reconhecida como a doença bucal mais frequente no mundo, a cárie precisa de tratamento logo no início. Aparentemente inofensiva, se não tratada, pode acarretar ainda outros problemas ao paciente desavisado. 

 como-proteger-seus-dentes-das-caries

 

+ Conheça o tratamento de Endodontia da Ortosorriso

 

O que muitos desconhecem, é o fato de a formação de cáries ser multifatorial. Uma dieta rica em açúcares, diminuição do fluxo salivar e higiene bucal deficiente contribuem para que as cáries surjam.

 

Outra curiosidade: a cárie é transmissível de uma pessoa para outra. As bactérias (Streptococus do grupo mutans) que causam essa doença não são encontradas nos alimentos ou soltas no ar. Por isso, deve-se atentar para comportamentos que podem ser considerados comuns. Evite compartilhar talheres, escovas de dentes e até mesmo experimentar a papinha do bebê com a mesma colher que será utilizada para ele. O beijo também pode ser uma forma de transmissão.

 

Atenta-se, porém, que essa transmissão só acontecerá caso haja condições para isso, ou seja, se a saúde bucal daquele que receber a bactéria estiver precária.

 

Como previno as cáries?

 

A prevenção ainda é a melhor alternativa para se evitar as cáries. É fundamental a escovação dos dentes após as refeições (recomenda-se pasta de dente com flúor) e antes de dormir, utilização de fio dental e limpeza profissional a cada seis meses. Também é recomendado o consumo restrito de refrigerantes, balas e outros alimentos açucarados. O açúcar também pode estar contido em outros produtos, como xaropes e outros medicamentos líquidos. Por isso, é também recomendado escovar os dentes após a ingestão desses remédios.

 

 Existem pessoas mais suscetíveis às cáries?

 

Podem haver melhores condições para que a bactéria se desenvolva. Uma delas é quando os dentes estão "nascendo", já que nesse período a calcificação ainda não está completa. Por isso, cuidar dos dentes nesse período é primordial para que seja evitada a placa bacteriana sobre os dentes. Outro cuidado deve ser dirigido às pessoas com dificuldades motoras e indivíduos com deficiência física e/ou mental. O ideal seria que eles fossem supervisionados durante o período de escovação, para que a limpeza seja realizada da maneira mais adequada possível.

 

Será que eu tenho cárie?

 

As cáries podem ser características por manchas brancas ou marrons na parte superior dos dentes ou entre eles. Quando o fio dental fica preso entre os dentes isso também pode ser um indício de que uma cárie pode estar em seu processo inicial. Para verificar essas situações, é indicado fazer o auto-exame após a escovação e em local bastante iluminado.

 

Em estágios mais avançados, as manchas evoluem para cavidades e outros sintomas. É comum pacientes sentirem dor quando mastigam ou bebem algo quente ou gelado. Outra característica que o paciente apresenta é desconforto e mau hálito.

 

Em todos os casos, o recomendado é ir ao dentista para verificar a saúde bucal. É ele quem irá apontar o melhor tratamento e profilaxia para o seu caso.

 

Ainda tem dúvidas sobre cáries? Entre em contato com a Ortosorriso e agende sua consulta!

desenvolvido por: conceito ideal